segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Case Google



A Google é uma das empresas que mais cresceu nos últimos tempos (1000% nos últimos 5 anos), mais de 1 bilhão de pessoas usam os serviços da Google para achar informações na internet. A combinação de inovação, tecnologia pura, relação íntima com os consumidores, rapidez, informalidade, reputação e crescimento meteórico baseado na conquista das melhores cabeças espalhadas pelo mundo transformou a Google no símbolo do que é a Empresa do século 21.


Durante um bom tempo os idealizadores da Google (Page e Brin) protelaram para tomar decisões necessárias que o mercado impõe a uma empresa do tamanho da Google. Eles demoraram 18 meses para nomear um Diretor Executivo e a abertura do capital da empresa só ocorreu em 2004. O Grande desafio para a Google é crescer sem perder a essência. Para isso estão sendo feitas varias mudanças nos processos da empresa. Foram tomadas medidas para enxugar os processos seletivos que chagavam a apresentar mais de 20 entrevistas, foi-se estabelecido um limite para contratações; com o aumento do número de funcionários vários benefícios e concessões foram revistos. Outro grande problema é o vazamento de informações, fatal para uma empresa como a Google, para tanto está sendo trabalhado com os funcionários a importância do sigilo dos projetos. A Google também percebeu a importância Ed conhecer melhor seu público de todo o mundo e não só dos EUA.


Até agora, essas mudanças não parecem causar impacto no clima entre os funcionários. Em 2006 e 2007, o Google foi eleito a melhor empresa para trabalhar nos Estados Unidos pela revista Fortune. Embora a companhia tenha registrado baixas, é possível ver dezenas de funcionários que literalmente vestem a camisa e vão ao trabalho com roupas que estampam o logotipo do Google. Um dos objetivos comuns a todo esse pessoal é hostilizar a arqui-rival Microsoft. Em Mountain View, é possível ler frases em murais como "Amigo que é amigo não deixa ninguém usar Internet Exploder", uma brincadeira com a semelhança entre os termos "explorador" (explorer, o nome do navegador da Microsoft) e "explosivo" (exploder). A maior ironia dessa rivalidade é que o Google -- a única empresa de tecnologia a conseguir abalar a hegemonia da Microsoft -- nasceu num prédio de Stanford batizado de William Gates Computer Science.

6 comentários:

  1. No caso da Google fica claro a dificuldade da empresa de aliar crescimento e manutenção da cultura organizacional. Para tanto fica claro que a Google precisou rever suas Estratégias Competitivas à medida que as proporções da empresa foram aumentando significativamente. Foi necessário uma reestruturação dos Planejamentos Financeiro, de Produção, Mercadológico e da Administração como um todo. Para se manter competitiva a empresa teve que entender a cultura dos países onde estava atuando, buscar os melhores profissionais disponíveis no mercado, enxugar desperdícios, padronizar processos, etc. As competências essenciais da Google tiveram que ser trabalhadas e remodeladas para se adaptar as novas demandas de mercado. Esse é o papel de uma boa administração: prospectar e investir no desenvolvimento das novas competências enquanto as antigas competências ainda estão rendendo os frutos esperados.

    ResponderExcluir
  2. A Google ppercebeu que para crescer seria necessario aprender. Abertura de capital exigiu que a empresa remodelasse sua estrutura e processos, para tanto eles tiveram que arriscar a modificar também um pouco de sua cultura. Foi um processo consciênte, tomada com muita cautela. O processo de aprendizagem organizacional , fez com que a Google continuasse crescendo. Eles perceberam as novas demandas e tiveram a flexibilidade necessaria para se adptar as mesmas. Essa aprendizagem permite que as pessoas continuem inovando, buscando vantagem comtetitiva

    ResponderExcluir
  3. A google é o típico exemplo de empresa que pratica a Gestão do Conhecimento em todos os seus processos. Por seu uma empresa que lida diretamente com a informação e a inovação, ela estímula muito bem a transformação e o compartilhamento do conhecimento tácito em explicíto. Ao valorizar o seu capital intelectual (bem intangível), a Google está colhendo frutos desta prática.
    A Google acelerou para todo o mundo a transferência e armazenamento de dados e conseguiu ampliar em muito o alcance do conhecimento corporativo.
    A Google consegue hoje distribuir informações como ninguém fez até o momento, além disso, com softwares altamente aplicáveis a Google ajudou as empresas a gastarem de forma adequada, com investimento em tecnologia da informação, pois hoje, ela disponibiliza diversas ferramentas online que são desde de ferramentas que auxiliam tanto na gestão quanto na parte operacional.
    Os serviços da google facilitam a externalização (auxilia no registro do conhecimento) e a internalização (agiliza o acesso ao conhecimento explícito.
    O ambiente descontraído que a Google proporciona para os seus funcionários, estimula a criatividade, prova disso é que os googlers, como são conhecidos os funcionários da corporação, estão ocupados demais em fazer girar o motor de uma empresa cujas vendas cresceram mais de 1 000% nos últimos cinco anos.
    Contrariando o velho ditado popular, "em time que está ganhando, não se mexe" a google está sempre buscando a se adaptar as tendências, sempre tentando ser pioneira nas inovações tecnológicas.
    O foco da Google é a INOVAÇÃO, que é uma característica típica da Gestão do Conhecimento.
    A Google investe muito em capital intelectual e disponibiliza ferramentas nas quais os funcionários podem gerar ganhos diversos para a organização.
    Talvez seja por isso que o site é o mais conhecido e acessado mundialmente.

    ResponderExcluir
  4. O caso do Google é uma empresa que invovou o setor de pesquisas, que teve de se remodelar sua estrutura para atender os diversos publicos e cultura para atingir a parcela de cidadoes que abragem hoje. Muitas pessoas utilizam como uma forma de pesquisa que está crescendo com a demanda. O Google busca flexibilizar o aprendizado das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. A empresa Google é uma empresa que revolucionou o mundo empresarial. A combinação de inovação, tecnologia pura, relação íntima com os consumidores, rapidez, informalidade, reputação e crescimento meteórico baseado na conquista das melhores cabeças espalhadas pelo mundo transformou a Google no símbolo do que é a Empresa (assim mesmo, com letra maiúscula) do século 21. As pessoas que atuam na empresa precisam estar muito bem preparadas e possuir um capital intelectual enorme para estar sempre inovando dentro das suas funções na organização.

    ResponderExcluir
  6. processo de aprendizagem organizacional , fez com que a Google continuasse crescendo. Eles perceberam as novas demandas e tiveram a flexibilidade necessaria para se adptar as mesmas.A combinação de inovação, tecnologia pura, relação íntima com os consumidores, rapidez, informalidade, reputação e crescimento meteórico baseado na conquista das melhores cabeças espalhadas pelo mundo transformou a Google no símbolo do que é a Empresa (assim mesmo, com letra maiúscula) do século 21.As pessoas que atuam na empresa precisam estar muito bem preparadas e possuir um capital intelectual enorme para estar sempre inovando dentro das suas funções na organização.

    ResponderExcluir